quarta-feira, 5 de agosto de 2015



"Série Mulheres de Deus"
Ed. 003

RISPA 

Hoje quero trazer para nossa meditação a história de uma grande mulher chamada Rispa, mulher esta que pela perseverança e vigilância constante alcançou o favor do Senhor.

A Bíblia nos fala que havia em Israel uma fome de 3 anos na época do Rei Davi, e o mesmo buscando ao Senhor em oração, obteve como resposta de Deus que aquela situação era decorrente da morte de alguns dos gibeonitas, povo este com quem os israelitas tinham aliança de paz ( Js 9:3-27).
Porém estes gibeonitas foram assassinados na época do reinado do Rei Saul em seu "zêlo" em eliminar os pagãos do meio do povo. Porém isso foi mal aos olhos do Senhor, e o povo agora estava sendo castigado com a fome e seca.

É importante compreendermos que naquela época o povo vivia sob. o tempo da Lei e os gibeonitas exigiam justiça de acordo com os princípios da Lei
(Nm 35:31) ou seja uma vida em troca de outra. Nesta época a humanidade estava sob, a Lei e não como hoje que graças ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz, vivemos sob a Graça de Deus, ou seja, o favor imerecido de Deus.

Naquela época havia muita rebeldia, paganismo crueldades, mas também víamos a provisão de Deus para o seu povo, quando este se arrependia de todo o seu coração e o buscavam. 
As mulheres nesta época não tinham o direito de opnar ou agir.

Diante desta triste história, Davi faz um acordo com os povos gibeonitas, seriam mortos 07 decendêntes de Saul e dentre eles estavam 02 filhos de Rispa. Eram eles Armoni e Mefibosete (II Sm 21:10). Vale ressaltar que este Mefibosete NÃO era o filho de Jonatas, conf. relata em II Sm 21:7 este foi poupado por causa da aliança que Davi tinha com Jonatas. 

Diante da triste situação Rispa foi até o cume do monte e ali com seus filhos mortos ela tem 03 Atitudes que nós mulheres de Deus precisamos tomar como exemplo. 

Ela estendeu "um pano de saco" sobre a "Rocha" e ali perseverou por vários dias. Não deixou que as aves de rapina tocassem durante o dia e nem os animais selvagens durante à noite.

O pano de saco na Bíblia é simbolo de humilhação, de busca de rendição ao Senhor, e HOJE em dia quantas mães não fazem o mesmo. Em situação semelhante a de Rispa elas se humilham em "panos de saco" e assim elas fazem sobre a "Rocha", esta simboliza a Rocha verdadeira que é Cristo Jesus. E assim elas fazem em favor de seus filhos, ficam a orar, clamar, interceder e se humilhar, para que muitos deles sejam salvos,

Quantas mães veem seus filhos "mortos" espiritualmente e agem como Rispa, dia após dia, diante da Rocha que é Cristo lançam suas aflições. Filhos nas drogas, filhos que vivem no pecado, distantes de Deus, filhos que se dão ao álcool descontroladamente, filhos na prostituição e tantas outras coisas que nesta era moderna de hoje os afastam da presença Deus. 

Mas ainda assim as "Ripas" de Deus permanecem a lutar com panos de saco e humilhação, intercessão e clamor por  seus filhos diante da
ROCHA QUE É CRISTO. 

Rispa durante o dia guardava-os das aves de rapina e à noite das feras selvagens. Em nossos dias quantas mães agem da mesma forma, vigiam seus filhos das ciladas do inimigo, ajudando-os orientado cada um deles, orando, usando sua autoridade, perseverando o tempo todo pela salvação deles.

Rispa vivia numa época onde estavam debaixo da Lei, e mesmo diante da morte de seus filhos ela perseverou para que os mesmos tivessem um enterro digno, e assim obteve conforme vemos em II Sam 21:11,12 . Seus filhos foram enterrados juntamente com Saul seu pai nas terras de Benjamim.

Graças à Deus pelo Sacrifício de Cristo Jesus e por vivermos na época da Graça dE Deus, sendo assim podemos dizer com alegria NÃO iremos enterrar nossos filhos sem antes vivermos as promessas de Deus para a vida deles.
Basta que nos levantemos como Rispa, em perseverante oração, clamor, e busca em favor deles.
Deus os alcançará pela tua intercessão Mulher de Deus !

O desejo do meu coração neste dia é que Deus te encontre na "brecha" em favor de seus filhos.

E que a Graça de Deus que deseja alcançar à todos os homens através do sacrifício de Cristo Jesus nossa Rocha Verdadeira, venha também alcançá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário