segunda-feira, 18 de maio de 2015


"Série Mulheres de Deus"
Ed. 002

DÉBORA
Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.  Juízes 5:7 

Estaremos falando hoje na "Série Mulheres de Deus" de uma mulher chamada Débora.

Durante todo este mês estaremos postando temas para a edificação das mulheres, abordando exemplos e ensinamentos deixados por elas na Palavra de Deus.

A Bíblia nos fala que Débora era juíza, esposa de Lapidote, mãe para Israel, foi uma grande estrategista de guerra e por fim compôs um lindo cântico.

A única mulher na Bíblia que não apenas governou Israel, como também foi uma Líder Militar, e também deu ordens militares a um homem, e tudo isso direcionado pelo Senhor Deus.

Era uma mulher à frente de seu tempo ! Tinha um cargo governamental de suma importância para a Nação, mas à cima de tudo "era uma mulher de Deus", guiada pelo Senhor.

Quando uma mulher de Deus se torna instrumento em suas mãos ela faz a diferença em qualquer situação. 

Débora foi colocada pelo Senhor em um cargo de autoridade até então naquela época somente exercido pelos homens. Ela foi juíza em Israel, tomava decisões, aconselhava todo o povo, em um tempo onde o povo estava vivendo as consequências de suas desobediências. 

O povo de Israel estava acostumado a um "ciclo vicioso", (se é que podemos dizer assim), de  idolatria e pecado, ou seja, passavam um tempo servindo ao Senhor depois caíam na idolatria, eram escravizados - clamavam à Deus, se humilhavam e eram libertos - Passavam a servir ao Senhor novamente  - posteriormente recaíam na idolatria ...eram escravizados e assim iam...

Este povo já estava à mais de 20 anos sob o julgo de um Rei chamado "Jabim", rei de Canaã. ("Jabim" era um título e não um nome próprio). A Palavra do Senhor nos fala que o próprio Deus havia permitido este tempo de escravidão devido à desobediência do povo (Juízes 4:1-24).

Os Cananeus haviam se recuperado à partir de sua queda desastrosa no tempo de Josué e construído uma nova Capital sobre as ruínas do antigo 
(Josué 11:10,11).

Esta foi a mais severa opressão a que Israel foi submetido, durante pouco mais de 20 anos. Pelo que vemos a intenção de Sícera, comandante do exército de Jabim, era recuperar os territórios antigamente governados pelo rei Hazor.

Diante destes relatos, vemos que Débora na direção do Senhor, manda chamar Baraque e lhe diz: "O Senhor Deus de Israel está lhe dando uma ordem" (Juízes 4:6b)

Baraque confia na palavra de Débora e sabe que a ordem veio diretamente do Senhor, porém não dispunha de coragem para executá-la.

Baraque deveria ir ao Monte Tabor e levar consigo 10.000 mil homens entre os filhos de Naftali e Zebulom, porém para nossa surpresa qual foi a resposta daquele capitão: 
 "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei". Juízes 4:8

 Respondeu Débora: "Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera  nas mãos de uma mulher". Juízes 4:9


A coragem e as estratégias vindas do Senhor para Débora e transmitidas à Baraque, seu Capitão, garantiram à Israel  mais 10 anos de paz. (Juízes 5:31)

Não só garantiu grande vitória à Israel como também fez "história" e levou o nome de Baraque para a "lista dos heróis da fé" (Hebreus 11:32).

Como se não bastasse tudo isso, ela ainda "compôs" um lindo cântico, este registrado no livro de Juízes 5:1-31.

Minha oração é que Deus desperte muitas e muitas "DÉBORAS", mulheres dispostas a ouvirem a voz do Senhor, não temendo as circunstâncias, pois vemos que Israel temeu o rei Jabim por mais de 20 anos, olhando seus carros de ferros, como nos diz a história.

Vemos que Baraque confiava na força e autoridade de Débora como "Mulher de Deus", porém Débora confiava sua força no Senhor dos Exércitos,  Aquele que não perde batalhas.

Ela nos ensina à buscar ao Senhor e despertarmos da inércia, de toda indiferença, inatividade e infertilidade e assim direcionadas pelo Senhor começarmos à agir.

O Despertar na Bíblia tem o sentido de readquirir forças e agirmos 
na força do Senhor.

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder. Efésios 6:10

Este texto foi extraído de uma obra, a qual estou realizando, direcionada pelo Senhor, atendendo o chamado do Senhor para falar sobre uma série de mulheres da Bíblia e suas lutas, suas dificuldades e suas vitórias, edificando assim muitas outras mulheres como eu e você que aprendem muito com a Palavra de Deus, Livro mais que excelente e Perfeito pra todos nós ! 

Graça e paz, um grande abraço !
Pra Fabiana Ferreira Sales 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário